Consulado Geral de Portugal em Montreal

Ministério dos Negócios Estrangeiros

MENSAGEM NATAL: Cônsul-Geral

Mensagem de Natal
do Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Estimadas Portuguesas, Portugueses e Luso-descendentes,

Pela primeira vez e como Cônsul-Geral de Portugal em Montreal tenho a felicidade de celebrar convosco o Natal de 2018.

Este é um período durante o qual as famílias e os amigos partilham em amizade e solidariedade momentos especiais de carinho e afeto e por isso aproveito esta forma para desejar a todas e a todos, em meu nome e dos funcionários deste Posto Consular, um Feliz Natal.

Ao longo destes três meses desde que iniciei funções nesta bela cidade de Montreal, tive o prazer e a alegria de conhecer e partilhar momentos muito especiais e agradáveis com os Representantes de várias Associações e muitos Membros da nossa querida Comunidade.

Durante estes meses tive igualmente a oportunidade de constatar a alegria que revelam em relação às vossas origens e pelo país que representam.

É, pois, com muito orgulho que verifico a vossa participação ativa nas várias atividades culturais e associativas que organizam, procurando manter vivas as nossas tradições e costumes e defendendo a nossa cultura e língua portuguesa. No Canadá, neste País de acolhimento ao qual começaram a chegar a partir dos anos 50 fizeram o vosso Lar, mas continuaram a manter viva a chama da nossa identidade portuguesa.

Nesta época em que as tradições natalícias portuguesas muito contribuem para o espírito de união familiar e comunitária, permito-me realçar a importância da língua e cultura portuguesas entre as gerações mais novas, as quais devem manter e perpetuar a ligação à terra dos seus antepassados. Esta é uma questão fundamental para todos nós.

Como Cônsul-Geral procurarei incentivar os mais jovens da nossa Comunidade, mas para uma efetiva manutenção daquele vínculo é necessário o apoio fundamental e constante das Famílias e das Associações Portuguesas.

É igualmente minha missão ajudar a nossa Comunidade aqui residente a reforçar os laços que a une a Portugal, e uma das expressões mais nobres desses laços é o exercício dos vossos direitos e deveres como cidadãos portugueses.

Assim, lanço um apelo aos que ainda não o fizeram para que se registem no Consulado-Geral e aos que já se encontram inscritos para atualizarem os vossos dados se necessário. Estes atos simples são de grande utilidade e essenciais no exercício da vossa cidadania, nomeadamente na participação nos atos eleitorais nacionais. De facto, a participação no processo eleitoral é para a Diáspora portuguesa uma das formas de decidir sobre o futuro de Portugal.

Por último, apenas para partilhar convosco que durante a minha missão nesta área consular que inclui cinco Províncias, serei sempre o Cônsul-Geral de todas as portuguesas e de todos os portugueses e luso-descendentes e trabalharei com todos e para todos com o objetivo de representar bem Portugal, prestar a melhor imagem de Portugal e bem Servir as/os nossas/os queridas/os compatriotas neste País que vos acolhe desde há várias décadas.

Gostaria, assim, de reiterar a todos os Membros da Comunidade Portuguesa os meus calorosos e amigos votos de um Feliz Natal e um Ano de 2019 repleto de saúde, em harmonia, com sucessos profissionais e, muito especialmente, pleno de realizações pessoais.

Com elevada estima e consideração,

António Barroso

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail