foto oficial abarroso 2018

É para mim um enorme privilégio e responsabilidade exercer as funções de Cônsul Geral de Portugal em Montreal desde 1 de setembro de 2018. 

Este Posto consular serve uma Comunidade muito diversa, dinâmica e empenhada, em cinco províncias do Canadá (Quebeque e as províncias marítimas da Nova Escócia, Nova Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo, Terra Nova e Labrador) e na cidade da Cornualha, num total de 2.206.122 kms2.  Não tenho dúvidas que a boa imagem de Portugal no Canadá, e em concreto nesta área de jurisdição consular, muito se deve à nossa estimada Comunidade.

É com muito orgulho que verifico a participação ativa das Associações Portuguesas em várias atividades c

ulturais e associativas, procurando manter vivas as nossas tradições e costumes e defendendo a nossa cultura e língua portuguesa. No Canadá, neste País de acolhimento ao qual começaram a chegar a partir dos anos 50, fizeram o vosso Lar mas continuaram a manter viva a chama da nossa identidade portuguesa.

Procurarei ajudar a nossa Comunidade aqui residente a reforçar os laços que a une a Portugal, e uma das expressões mais nobres desses laços é o exercício dos vossos direitos e deveres como cidadãos portugueses. Assim, lanço desde já um apelo aos que ainda não o fizeram para que se registem no Consulado-Geral e aos que já se encontram inscritos para atualizarem os vossos dados se necessário. Estes atos simples são de grande utilidade e essenciais no exercício da vossa cidadania, nomeadamente na participação nos atos eleitorais nacionais.

De facto, a participação no processo eleitoral é para a Diáspora portuguesa uma das formas de decidir sobre o futuro de Portugal.

É também cada vez maior o número de nacionais portugueses que recorrem aos nossos serviços, demonstrando u

ma renovada ligação a Portugal e contribuindo, pela forma como divulgam o Portugal moderno e multicultural, para o estreitamento das relações entre o nosso País e o Canadá.

O website do Consulado-Geral é também um meio de acesso aos serviços consulares, quer para os portugueses residentes no Canadá, quer para todos os cidadãos de outras nacionalidades que procuram informação sobre os atos consulares e o nosso País.

Tenho a certeza que com colaboração profissional e dedicada de todos os funcionários do Consulado Geral em Montreal, tudo faremos para elevarmos a qualidade do Serviço público que é e será sempre uma das nossas prioridades.

Por último, permitam-me partilhar convosco que durante a minha missão nesta área consular serei o Cônsul-Geral de todas as portuguesas e de todos os portugueses e luso-descendentes e trabalharei com todos e para todos com o objetivo de prestar a melhor imagem de Portugal e bem Servir as/os nossas/os queridas/os compatriotas neste País que vos acolhe desde há várias décadas.

 

Conto com todos vós para, em conjunto, continuarmos a divulgar e dignificar Portugal!

Com elevada estima e consideração,

António Barroso

Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Montreal, Setembro de 2018

 

  • Partilhe