Mensagem de Boas Vindas

Este sítio web tem como principal objetivo um acesso rápido a um conjunto de informações sobre os serviços prestados pelo Consulado Geral de Portugal em Montreal.

Por via desta página, será também possível aceder a dados e a informações de carácter geral sobre Portugal, bem como várias atividades organizadas por este Posto Consular.

Cabe também referir que se pretende que esta página esteja em constante evolução e seja o fruto de um trabalho conjunto com todos aqueles que a visitam.
Nesse sentido, e com vista a uma melhoria constante da informação prestada, muito se agradece o envio de sugestões que considerarem úteis.


A todos uma boa “navegação”!

Mais notíciasNotícias

O Governo português emitiu hoje, no contexto das comemorações do dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, o seguinte comunicado:

"Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia. 

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar. 

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria. 

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte."

Lisboa, 10 de outubro de 2019

Divulga-se o especime do boletim de voto para o círculo eleitoral fora da Europa, como consta do sítio da Comissão Nacional de Eleições: https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/Regionais/documents/ForaEuropa_cliente.pdf

Em 2019 há eleições: exprima a sua vontade – VOTE.
Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença!

foraeuropa cliente

Como votar pelo correio:

- Receberá na sua morada (a que está associada ao seu Cartão de Cidadão), enviados diretamente de Portugal pelo Ministério da Administração Interna, um boletim de voto e dois envelopes, um de cor verde e outro branco;

- No boletim, deverá assinalar a opção de voto, dobrar o boletim de voto em quatro e colocá-lo dentro do envelope de cor verde e fechá-lo;

- Deverá depois introduzir o envelope de cor verde no envelope de cor branca, juntamente com uma cópia do seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade e, depois de fechado, deve colocá-lo nos correios, antes do dia da eleição (06 de outubro);

- O envelope branco é de tamanho maior, de forma a conter o envelope do boletim de voto, e trata-se de um envelope de franquia postal paga, que apenas é necessário colocar no correio, tendo impressos, na face, os dizeres «Assembleia de recolha e contagem de votos dos eleitores residentes no estrangeiro — Círculo Eleitoral fora da Europa», sendo pré-inscrito no remetente o nome do eleitor, o seu número de identificação civil, a sua morada, o consulado e país, e no destinatário o endereço correspondente à respetiva assembleia de recolha e contagem de votos dos eleitores residentes no estrangeiro;

- Os envelopes remetidos depois de 06 de outubro serão desconsiderados para efeitos de votação.

Para maiores detalhes, poderá consultar o folheto explicativo com instruções relativas ao voto por via postal dos cidadãos residentes no estrangeiro e que não alteraram opção de voto eleição à Assembleia da República, que está disponível no site da SGMAI-AE em:

https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/AssembleiaRepublica/Documents/AR2019VE_Instrucoes.pdf

Para esclarecimento de eventuais dúvidas consulte as respostas às PERGUNTAS FREQUENTES relativas às Eleições Legislativas em: http://www.cne.pt/content/perguntas-frequentes-eleicao-assembleia-da-republica

Em 2019 há eleições: exprima a sua vontade – VOTE.
Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença!

eleicoes voto postal

Se está recenseado em Portugal, mas se se encontra deslocado no estrangeiro, pode exercer o seu direito de voto antecipadamente.

Se está inscrito no Recenseamento Eleitoral em território nacional e se encontra deslocado no estrangeiro:

  • Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
  • Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente;
  • Doente em tratamento;
    ou ainda
  • Se vive ou acompanha os eleitores mencionados nos quatro pontos anteriores.

Pode votar junto das representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na área de jurisdição do Consulado Geral de Portugal em Montreal, os dias e horários para o voto antecipado são os seguintes:

- Dias para a votação: 24. 25 e 26 de setembro 
- Horário: das 09h00 às 15h30 / 17 h (quarta-feira dia 25 de setembro)

Para votar antecipadamente, deverá fazer-se acompanhar do seu Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão ou de qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte, Carta de Condução, etc.) e de um comprovativo justificativo da sua deslocação no estrangeiro.

Não poderá votar antecipadamente se estiver recenseado/a no estrangeiro. Consulte os cadernos eleitorais em www.recenseamento.mai.gov.pt.

Para mais informações, consulte as perguntas frequentes disponibilizadas pela Comissão Nacional de Eleições em http://www.cne.pt/faq2/114/3.

Em 2019 há eleições: exprima a sua vontade – VOTE.
Com o seu VOTO diga NÃO à indiferença!

voto antecipado

Contactos

2020 boulevard Robert-Bourassa, suite 2425
Montreal, Québec
H3A 2A5 Canada

+(1 514) 499 03 59
consulado.montreal@mne.pt

Mais informação

Agendamentos

agendamentoonline 1

Vistos

vistosonline 1

Ligações úteis

republica portuguesa

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

portal diplomatico

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático